A cidade de Itaituba

Localizada a 1.473 km de Belém, Itaituba de acordo com o IBGE, é a décima – quinta maior cidade (em termos populacionais) do Estado do Pará, terceira maior cidade do oeste paraense, e possui o décimo – terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) no estado.  A origem do nome é indígena, que significa “Terra de pedras miúdas”

Itaituba é conhecida como cidade pepita pela intensa atividade de mineração de ouro no Vale do Rio Tapajós, bem como, a grande diversidade de paisagens naturais (tais como as praias que se formam durante a época de seca, e também as corredeiras d’água localizadas próximas a vila de São Luís do Tapajós) e o Parque Nacional da Amazônia.

 Principais Logradouros Públicos

  • Ginásio Municipal de Itaituba
  • Praça do Centenário
  • Praça do Cidadão
  • Praça da Bandeira
  • Praça Celso Matheus
  • Praça do Aeroporto
  • Praça do Centenário
  • Praça do Congresso
  • Estádio Teófilo Olegário Furtado
  • Fonte de Águas Termais da Sonda
  • Barraca da Santa

As Festas

As maiores festividades em Itaituba evidenciam a festa da padroeira Senhora de Sant’ana; Festival Folclórico da ASGRUFOCITA e a Feira Agropecuária.  As festividades de Nossa Senhora de Sant’ana, iniciam-se na primeira quinzena de julho e termina com a procissão do Círio no dia 26 do mesmo mês. Durante a celebração religiosa, centenas de romeiros em embarcações ornamentadas fazem o tradicional passeio no rio Tapajós.

O Festival Folclórico da ASGRUFOCITA reúne todos os Grupos Folclóricos e Culturais da cidade num concurso de Danças e Quadrilhas, promovido pela entidade na primeira quinzena do mês de Julho.

Calendário

  •  8 de Fevereiro – Carnaval de Rua
  •  25 de Março – Via Sacra – Paixão de Cristo
  •  Abril – Copa Ouro
  • Junho – Festival Folclórico do Aracu e Piau de Barreiras
  • Julho – Festival Folclórico da ASGRUFOCITA
  • Festival Tapajoara
  • Julho a Agosto – Ita Verão
  • Outubro – Feira Agropecuária
  • 15 de Dezembro – Aniversário da Cidade

 Pontos de Cultura

A cidade possui 2 Pontos de Cultura, sendo o Ponto Cultura de Ouro da Associação dos Grupos Folclóricos e Culturais de Itaituba (ASCRUFICITA), conveniado com o Ministério da Cultura e o Ponto Arteando a Periferia da Associação dos Filhos de Itaituba – ASFITA, conveniado recentemente com a SECULT, ambos no âmbito do Programa Cultura Viva.

Como chegar

O acesso à cidade pode ser feito por via aérea, por meio do Aeroporto de Itaituba. Outras formas de acesso:

Via Rodoviária: o acesso a Itaituba também é possível por meio da Rodovia Transamazônica, BR-230, que atravessa a cidade. De Santarém, pode-se tomar um ônibus ou ir de carro pela BR-163 até Rurópolis e no entroncamento, seguir a BR-230 até Itaituba.

Via Fluvial: optando-se pela via fluvial, pode-se ir de navio ou lancha, que saem diariamente da cidade de Santarém para Itaituba.

Onde ficar

Apiacás Hotéis e Turismo. Avenida Dr. Hugo de Mendonça, 706 – Aeroporto Velho. Telefone (93) 3518-2041 / 1209.

 Central Plaza Hotel. Travessa 13 de maio, 194, Centro, CEP 68180-630. Fone: (93) 3518-1175.

 Onde comer

  • Restaurante do Liberal, Trav. Justo Chermont, 253, Centro, Fone: (93) 3518-2775
  • Restaurante Uruarama, Hotel Apiacás, Dr. Hugo de Mendonça, Fone: (93) 3518-1209

Provar a culinária típica também é fundamental. Nos restaurantes da orla, a pedida é a caldeirada do tucunaré, peixe nobre da região.

div style=”text-align: justify;”

Comentários

  1. Verônica Inês de Sousa diz:

    Escrevo para vocês com o objetivo de obter alguma ajuda. Há muitos anos procuro meu avó materno que desapareceu a 32 anos, as informações que eu e minha mãe temos é que ele reside na AV. Marechal Rondon S/N na cidade de Itaituba/ PA. O nome dele é Inácio Abel Franco (CPF: 472.724.652 – 04 . O nome da mãe dele é Luzia Maria da Conceição) se ainda vivo deve ter 87 anos. Ele é natural da cidade de Jaícos no interior do Estado do Piauí, mas quando foi embora para o Estado do Pará ele residia na cidade de Picos também no Estado do Piauí, onde os seus familiares (os filhos, netos e bisnetos) ainda residem. O único contato que tivemos foi um ano depois da seu desaparecimento quando ele escreveu uma carta dizendo que estava trabalhando na cidade de Itaituba – Pará. Meus tios escreveram respondendo a carta mais nunca receberam respostas. Mesmo depois de 32 anos continuamos procurando por ele. Se puderem ajudar essa familia desesperada que espera pelo menos ter alguma noticia saber se ele ainda está vivo ou não seremos eternamente gratos. Aguardo respostas.

  2. Rodrigo Ferreira diz:

    Saudações:
    Estou entrando em contato por conta da necessidade de reencontrar meu pai que ainda mora aí em Itaituba. Saí daí quando tinha 6 anos de idade, e agora aos 29, descobri que meu pai ainda pode estar aí e vivo. Ele se chama José Ribamar Costa da Silva, era garimpeiro, taxista e mergulhador em garimpos. Minha mãe se chama Maria de Fátima Ferreira, e depois que saímos de Itaituba, nunca mais tive contato com meu pai. Preciso mesmo encontrá-lo e gostaria de saber se podem me ajudar nisso. Atualmente moro em Parauapebas, sudeste do Pará e agradeço por qualquer informação que possam me oferecer.
    Rodrigo Fernando Ferreira:
    (94) 8130-7805
    (94) 8107-6510
    (94) 9159-3685

  3. Raimundo Alves de Oliveira diz:

    Amigos escrevo a vocês, fazendo um apelo: quero muito encontrar, meus familiares que moram nesta Cidade, a minha Tia se chama MARIA DE JESUS o seu esposo de Brás. Três filhos que só é dela e três ou duas com eles dois, os primeiros se chama Deusuita, Deusdete e Silvano.
    Eu sou RAIMUNDO ALVES DE OLIVEIRA, filho de Maria Eunice e Milton, meus irmãos Francisca, Froncisco das Chagas, Antonio de Deus, Toinha… por favor me ajude a encontrar meus parentes, minha Mãe já faleceu e alguns dos meus irmãos também e tenho muita vontade de encontra-las. só sei que eles moram em Itaituba no Para., ai está o meu email, e moro em Pacajá na Transamazônica.

  4. Roseane Maria da Silva diz:

    Primeiramente quero aqui aproveitar o momento para parabenizar a tv “TAPAJOARA” pelo excelente trabalho prestado a sociedade itaitubense,continuem sempre levando a esse povo as notícias do dia-a-dia e que estaremos sempre ligados na programação da tv.
    Quero pedir as autoridades do nosso munícipio que valorize mais o esporte em nosso munícipio,pois é através do esporte que são formados pessoas do bem então vamos incentivar mais so nossos jovens para que amanhâ eles não se tornen pessoas perdidas ok!!!
    E também da apoio aqueles que sofrem de problemas mentais e que estão nas ruas correndo risco de vida,afinal de contas eles são seres humanos como nois e merecem todo nosso respeito e consideração então vamos olhar para eles com mais carinho.
    Outra coisa que me revolta é a condição em que se encontra a praça do cidadão onde está totalmente destruída,pois lá é a animação e distração de muitas famílias que aqui moram vamos cuidar e dar valor aquilo que nos pertence,pois ela serve de sustento para muitas famílias que alí montam suas barracas de vendas de lanches,churrasquinhos,etc

Deixe o seu comentário

*

Captcha Captcha Reload