A cidade de Itaituba

Localizada a 1.473 km de Belém, Itaituba de acordo com o IBGE, é a décima – quinta maior cidade (em termos populacionais) do Estado do Pará, terceira maior cidade do oeste paraense, e possui o décimo – terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) no estado.  A origem do nome é indígena, que significa “Terra de pedras miúdas”

Itaituba é conhecida como cidade pepita pela intensa atividade de mineração de ouro no Vale do Rio Tapajós, bem como, a grande diversidade de paisagens naturais (tais como as praias que se formam durante a época de seca, e também as corredeiras d’água localizadas próximas a vila de São Luís do Tapajós) e o Parque Nacional da Amazônia.

 Principais Logradouros Públicos

  • Ginásio Municipal de Itaituba
  • Praça do Centenário
  • Praça do Cidadão
  • Praça da Bandeira
  • Praça Celso Matheus
  • Praça do Aeroporto
  • Praça do Centenário
  • Praça do Congresso
  • Estádio Teófilo Olegário Furtado
  • Fonte de Águas Termais da Sonda
  • Barraca da Santa

As Festas

As maiores festividades em Itaituba evidenciam a festa da padroeira Senhora de Sant’ana; Festival Folclórico da ASGRUFOCITA e a Feira Agropecuária.  As festividades de Nossa Senhora de Sant’ana, iniciam-se na primeira quinzena de julho e termina com a procissão do Círio no dia 26 do mesmo mês. Durante a celebração religiosa, centenas de romeiros em embarcações ornamentadas fazem o tradicional passeio no rio Tapajós.

O Festival Folclórico da ASGRUFOCITA reúne todos os Grupos Folclóricos e Culturais da cidade num concurso de Danças e Quadrilhas, promovido pela entidade na primeira quinzena do mês de Julho.

Calendário

  •  8 de Fevereiro – Carnaval de Rua
  •  25 de Março – Via Sacra – Paixão de Cristo
  •  Abril – Copa Ouro
  • Junho – Festival Folclórico do Aracu e Piau de Barreiras
  • Julho – Festival Folclórico da ASGRUFOCITA
  • Festival Tapajoara
  • Julho a Agosto – Ita Verão
  • Outubro – Feira Agropecuária
  • 15 de Dezembro – Aniversário da Cidade

 Pontos de Cultura

A cidade possui 2 Pontos de Cultura, sendo o Ponto Cultura de Ouro da Associação dos Grupos Folclóricos e Culturais de Itaituba (ASCRUFICITA), conveniado com o Ministério da Cultura e o Ponto Arteando a Periferia da Associação dos Filhos de Itaituba – ASFITA, conveniado recentemente com a SECULT, ambos no âmbito do Programa Cultura Viva.

Como chegar

O acesso à cidade pode ser feito por via aérea, por meio do Aeroporto de Itaituba. Outras formas de acesso:

Via Rodoviária: o acesso a Itaituba também é possível por meio da Rodovia Transamazônica, BR-230, que atravessa a cidade. De Santarém, pode-se tomar um ônibus ou ir de carro pela BR-163 até Rurópolis e no entroncamento, seguir a BR-230 até Itaituba.

Via Fluvial: optando-se pela via fluvial, pode-se ir de navio ou lancha, que saem diariamente da cidade de Santarém para Itaituba.

Onde ficar

Apiacás Hotéis e Turismo. Avenida Dr. Hugo de Mendonça, 706 – Aeroporto Velho. Telefone (93) 3518-2041 / 1209.

 Central Plaza Hotel. Travessa 13 de maio, 194, Centro, CEP 68180-630. Fone: (93) 3518-1175.

 Onde comer

  • Restaurante do Liberal, Trav. Justo Chermont, 253, Centro, Fone: (93) 3518-2775
  • Restaurante Uruarama, Hotel Apiacás, Dr. Hugo de Mendonça, Fone: (93) 3518-1209

Provar a culinária típica também é fundamental. Nos restaurantes da orla, a pedida é a caldeirada do tucunaré, peixe nobre da região.

div style=”text-align: justify;”

Comentários

  1. Rodrigo Ferreira diz:

    Saudações:
    Estou entrando em contato por conta da necessidade de reencontrar meu pai que ainda mora aí em Itaituba. Saí daí quando tinha 6 anos de idade, e agora aos 29, descobri que meu pai ainda pode estar aí e vivo. Ele se chama José Ribamar Costa da Silva, era garimpeiro, taxista e mergulhador em garimpos. Minha mãe se chama Maria de Fátima Ferreira, e depois que saímos de Itaituba, nunca mais tive contato com meu pai. Preciso mesmo encontrá-lo e gostaria de saber se podem me ajudar nisso. Atualmente moro em Parauapebas, sudeste do Pará e agradeço por qualquer informação que possam me oferecer.
    Rodrigo Fernando Ferreira:
    (94) 8130-7805
    (94) 8107-6510
    (94) 9159-3685

  2. Raimundo Alves de Oliveira diz:

    Amigos escrevo a vocês, fazendo um apelo: quero muito encontrar, meus familiares que moram nesta Cidade, a minha Tia se chama MARIA DE JESUS o seu esposo de Brás. Três filhos que só é dela e três ou duas com eles dois, os primeiros se chama Deusuita, Deusdete e Silvano.
    Eu sou RAIMUNDO ALVES DE OLIVEIRA, filho de Maria Eunice e Milton, meus irmãos Francisca, Froncisco das Chagas, Antonio de Deus, Toinha… por favor me ajude a encontrar meus parentes, minha Mãe já faleceu e alguns dos meus irmãos também e tenho muita vontade de encontra-las. só sei que eles moram em Itaituba no Para., ai está o meu email, e moro em Pacajá na Transamazônica.

  3. Roseane Maria da Silva diz:

    Primeiramente quero aqui aproveitar o momento para parabenizar a tv “TAPAJOARA” pelo excelente trabalho prestado a sociedade itaitubense,continuem sempre levando a esse povo as notícias do dia-a-dia e que estaremos sempre ligados na programação da tv.
    Quero pedir as autoridades do nosso munícipio que valorize mais o esporte em nosso munícipio,pois é através do esporte que são formados pessoas do bem então vamos incentivar mais so nossos jovens para que amanhâ eles não se tornen pessoas perdidas ok!!!
    E também da apoio aqueles que sofrem de problemas mentais e que estão nas ruas correndo risco de vida,afinal de contas eles são seres humanos como nois e merecem todo nosso respeito e consideração então vamos olhar para eles com mais carinho.
    Outra coisa que me revolta é a condição em que se encontra a praça do cidadão onde está totalmente destruída,pois lá é a animação e distração de muitas famílias que aqui moram vamos cuidar e dar valor aquilo que nos pertence,pois ela serve de sustento para muitas famílias que alí montam suas barracas de vendas de lanches,churrasquinhos,etc

Deixe o seu comentário

*

Captcha Captcha Reload